Um projeto que virou festa!
Quem conhece a Escola Arco-íris, sabe o quanto levamos a sério o texto literário e sua capacidade de formar leitores. Não aqueles leitores que contabilizam livros quantitativamente. Mas leitores que vão compreendendo aos poucos os recursos subjetivos que a literatura nos empresta.
É através da literatura que conseguimos viver outras vidas. É através dela que acompanhamos os conflitos humanos e seus desdobramentos. É através dela que entendemos que existem muitas histórias espalhadas pelo mundo. Histórias que nos comovem. Histórias que nos entristecem. Histórias que nos indignam com a desigualdade. Histórias que falam de superação. Histórias que, às vezes, nos fazem perguntar: – “mas, por que?”. Histórias que nos intrigam e nos instiga a nos tornar seres humanos melhores. Histórias e mais histórias porque é dessa matéria que somos feitos!
E para ampliar ainda mais os ecos e os efeitos que as histórias nos causam, nada melhor que escutar o próprio escritor. Assim, a FLAI é o encontro do leitor da Arco-íris com um escritor convidado. Fazemos um passeio cuidadoso pela obra do escritor e depois o recebemos para conversar com todas as turmas da escola. Por fim, a noite de autógrafos. Uma grande festa para o livro! O envolvimento das crianças é a resposta que precisamos para seguirmos adiante.
Ao final, ainda com as palavras daquele escritor escorrendo pelas paredes da escola, ouvimos o som da pergunta curiosa, vinda de tantas vozes sedentas de outras histórias: “quem vai ser o ano que vem?”.
Ousamos acreditar que, nessa hora, os livros conversam na biblioteca… Devem ser os escritores disputando seu lugar na FESTA LITERÁRIA DA ESCOLA ARCO-ÍRIS do ano seguinte!